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tema: Obesidade infantil em questão no Brasil
Na animação "Tá Chovendo Hambúrguer", um grupo de personagens está envolvido em uma catastrófica chuva de hambúrgueres, efeito esse que surgiu a partir da invenção de um cientista que buscava alternativas para as felicidades das pessoas. Fora das Telas e, de forma indireta, as redes de fast-food são objetivados em trazer alegria para os consumidores. Entretanto, se continuarem os maus hábitos durante a infância, serão 11 milhões de crianças obesas até 2025, conforme previsto pelo Ministério da Saúde. Diante disso, deve-se analisar como a contemporaneidade e as propagandas influenciam na problemática em questão.
As propagandas são as principais responsáveis pelos maus hábitos durante a infância. Isso ocorre porque, conforme defendem os filósofos Adorno e Horkheimer, a Indústria Cultural promove a alienação como a principal forma fortalecer uma idealização. Dessa forma, os comerciais transmitidos nos meios de comunicação, a fim de conquistar e incentivar o consumo de seus produtos pelo público infantil, abusam das cores, músicas e personagens. O comercial do guaraná Dolly, por exemplo, criou o Dollynho, um refrigerante que se diz amigo das crianças. Em decorrência disso, de acordo com o documentário "Muito Além do Peso", os pequenos consomem cada vez mais alimentos ultraprocessados como refrigerantes e biscoitos.
Além disso, a contemporaneidade também é responsável pelo alto índice de gordura no público infantil. Isso decorre, como defende o sociólogo Zygmunt Bauman, na sua obra modernidade líquida, o capitalismo, tornou o cotidiano rápido. Em decorrência dessa fluidez, os pais prezam pelo menor gasto de tempo, preferindo promover brincadeiras estáticas como vídeo game e tablets para seus filhos. Nessa perspectiva, os responsáveis não incentivam a prática da atividade física, uma vez que eles mesmos não dispõe de tempo para realizá-las. Por consequência, o sedentarismo na infância, resulta no ganho de peso e o aumento das doenças crônicas. Logo, segundo o Ministério da Saúde 5% do número de crianças e adolescentes brasileiras possui diabetes ou hipertensão.
Portanto, fica evidente que a obesidade se manifesta de forma crescente e necessita ser combatida. Em razão disso, o Ministério da Saúde, em parceria com as escolas, deve oferecer oportunidade para a prática de atividades físicas. Uma ideia é a promoção de corridas infantis semanais, para crianças de 6 a 12 anos, dentro dos ambientes escolares, com a premiação em dinheiro aos primeiros colocados e premiação para os participantes. Desse modo, haverá uma motivação financeira para a participação mas o resultado será individual. Ademais, o Ministério da comunicação, deve exigir a diminuição das propagandas para o público infantil na televisão, que incentivem o consumo de alimentos não saudáveis. Assim, pode-se diminuir os impactos da obesidade previsto para 2025.
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