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Tema: "Os desafios da educação no Brasil"
De acordo com a Constituição brasileira, a educação é um direito de todos. Diante disso, é dever do Estado assegurar que a escolarização seja de qualidade, com objetivo de liberdade de ensino e aprendizado. Contudo, essa não é a realidade de milhões de brasileiros, uma vez que o sistema educacional é emergente e falho. Nesse contexto, deve-se analisar como a omissão familiar e o método pedagógico ultrapassado influenciam na problemática em questão.
A ausência dos pais no processo educacional dos filhos é a principal responsável pelo lapso no ensino das escolas brasileiras. Isso ocorre porque, conforme o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, as famílias confundem escolarização com educação, transferindo cada vez mais a obrigatoriedade de educar para as escolas. Em decorrência dessa inversão de papéis, há uma deficiência na formação moral dos alunos que acabam desenvolvendo um sentimento de autonomia e potencializando atos violentos, pois os agressores não são educados a respeitar os professores. Por consequência, os danos causados aos mestres figuram a principal causa de abandono do magistério, de acordo com o Inep aumentou 20% na taxa de desistência em cursos cuja profissão é lecionar.
Além disso, o sistema educacional retrógrado também é responsável pela falha na educação. Nesse sentido, em uma sociedade capitalista, a didática escolar voltada para a empregabilidade e não para a formação social humana. Assim como na música "Another brick in the wall" (Outro tijolo na parede), da banda Pink Floyd, "Não precisamos de nenhuma educação0000 Não precisamos de controle mental0000 Todos são somente tijolos na parede", que as escolas são modelos de fábricas de ensino. Por consequência, os alunos se demonstram desestimulados com os estudos. Logo, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), a evasão escolar atingiu 11%, e o índice de reprovação 15% dos estudantes.
Portanto, fica evidente, que a formação educacional brasileira precisa ser modificada. Em razão disso, o Ministério da Educação em parceria com as escolas, deve implementar na carga horária escolar as chamadas " aulas de fenômeno" como a Finlândia. Tal mudança, destinará um momento na semana para que os professores de diversas disciplinas falem sobre um assunto da atualidade. Nessa perspectiva, por meio da interdisciplinaridade, o conhecimento se relaciona com os fatos cotidianos, aumentando o aprendizado e interesse dos estudantes. Assim, pode-se alcançar o ideal prescrito na constituição brasileira.
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