O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A depressão em questão no Brasil
No limiar do século XVIII, o Iluminismo já pregava que uma sociedade só progride quando seus cidadãos se mobilizam para resolver o problema de outras parcelas do corpo social. Indo contra esse ideário, boa parte dos brasileiros pouco fazem para combater a problemática da depressão na população. Isso se evidencia não só pela pouca atenção que os cidadãos dão a quem tem traços desse transtorno, mas também pela inércia da máquina pública para barrar tal enfermidade.
É irrefutável que muitas pessoas veem os depressivos de forma discriminatória, os colocando a margem da sociedade e confirmando a lógica do filósofo Sócrates que "os erros são consequência da ignorância humana". Seguindo esse juízo, esses cidadãos não sabem, ou não querem saber, que o portador desse transtorno precisa de apoio das demais esferas sociais e de acompanhamento psicológico, visto que quando sem tratamento essa doença pode levar a finais trágicos, como o suicídio. Por conseguinte, a depressão se espalha de forma silenciosa pelo território nacional.
Além disso, o artigo 196 da Carta Magma é ferido, pois o direito a saúde não está sendo cumprindo na íntegra. Dessarte, o Estado se torna ineficiente, uma vez que não consegue criar meios mais eficazes que visem a identificação, tratamento e a redução do crescimento de dessa transtorno em todas as regiões brasileiras, tornando esse país muito diferente daquele do livro Utopia de Thomas Morus, no qual o cidadãos gozavam da eficiência da máquina pública. Por esse ângulo, o mundo dessa obra nunca ficou tão distante do Brasil real.
Portanto, é impreterível o enfretamento estatal contra essa mazela social e de saúde pública. Nessa perspectiva, cabe ao Ministério da Saúde, por meio de convênios com os municípios, investir mais recursos em programas de diagnóstico, apoio e acompanhamento à pessoa com depressão, de modo a minimizar os riscos de suicídio e oferecer o melhor tratamento possível. Ademais, o supracitado Ministério e a mídia precisam veicular campanhas educativas para informar à população como funciona essa doença, os sérios ricos que ela traz para o portador e como agir e apoiar essas pessoas. Assim, o Brasil será uma nação que segue o modelo Iluminista de sociedade
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!