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Assim como na Europa, ocorreu no Brasil, durante a colonização, as campanhas jesuítas, que visavam ensinar os costumes católicos para a população brasileira pagã. Este foi o primeiro registro de ensinamento e aprendizado ocorrido no país. Atualmente, o órgão público responsável pela educação escolar é Ministério da Educação, visando o aprimoramento e consolidação de uma escolaridade adequada. Contudo, não é isso que está sendo apresentado, e sim uma elevação na taxa de evasão das escolas. Diante da gravidade dessa situação, faz-se necessária a adoção de medidas para resolver este impasse.
Muito se discute sobre uma reforma no currículo escolar, porém pouco se faz a respeito do mesmo. Sem esta ação todos os estados brasileiros mostram uma grande desigualdade na aprendizagem, como por exemplo, 20% dos estudantes maranhenses tiveram um aprendizado adequado, enquanto em Santa Catarina esse percentual atingiu os 50%. Não há só essa desproporção mas também a falta de infraestrutura que muitas instituições apresentam afugenta os alunos. Esta situação decorre do fato de que durantes anos houve desvio de verba que seria direcionada para educação e também saúde. Esse esquema foi descoberto através da investigação regida pelo Ministério da Transparência. Dessa forma colaborando para o agravamento da qualidade nos recursos que são disponibilizados no sistema de ensino público.
Apesar de estar registrado na legislação brasileira que é obrigatório o ingresso de crianças e adolescentes no âmbito escolar, sendo responsabilidade do estado e família garantir a educação integral deles, não é isto que ocorre. Há cenários em que o indivíduo se encontra forçado a abandonar os estudos, por motivos de logística, pois a escola fica longe de sua residência, a falta de interesse gerada pelo aluno por conta da ausência de estímulo dos responsáveis, assim como a proibição feita por eles, para que possam ser auxiliados em seus trabalhos. Também vale citar a má qualificação dos funcionários, como os professores, que incitam a desmotivação do estudante para continuarem sua jornada acadêmica. Dessa forma são gerados indivíduos com baixa escolaridade de modo que tendem a conviver com baixar oportunidades de crescer na vida, por não conseguir empregos que sejam bem remunerados.
Portanto, se faz necessário a adoção de medidas para a mudança desse quadro contraproducente. Em primeiro lugar, o Governo Federal deve fazer investimentos na infraestrutura educacional, aumentando a quantia de verba que é fornecida ao Estado e também municípios, e que esta esteja sobre supervisão de algum órgão para que seja monitorada e não desviada, sendo gasta em materiais didáticos, equipamentos para determinadas aulas, como por exemplo, educação física, química e na contratação de funcionários competentes. Para que assim alcance o objetivo previsto pela Constituição Federal de 1988 ao referir que a educação é um direito de todos.
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