O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Seca, uma Questão Brasileira Perene.

A seca no Brasil possui raízes históricas, porém, essa questão nunca foi tratada de maneira ampla e adequada, sobretudo no início do século XX. No entanto, hoje, o problema se agrava, principalmente em função da má gestão dos recursos hídricos e da prioridade do Governo Federal às medidas assistencialistas.
Nesse contexto, durante a seca de 1932, O Governo Vargas criou campos de concentração no sertão cearense para aglomerar e impedir que os famintos chegassem aos grandes centros, ou seja, historicamente o Governo brasileiro não aborda o problema de acordo com sua extensão. Nesse século, contudo, o Estado priorizou por incentivar programas de infraestrutura social, no qual, segundo a Câmara de Políticas e Integração Social chega a 75% dos investimentos nas regiões semiáridas. Dito isso, é inegável inferir que mais do que a seca, o que acarreta esse estado de coisas é a proletarização do sertanejo, sua produtividade mínima, bem como não permitir nenhuma reserva para enfrentar tempos difíceis.
Entretanto, São Paulo, estado com maior PIB (Produto Interno Bruto) do país, registrou índices baixíssimos em seus principais reservatórios, isto é, trata-se de uma questão pouco planejada pelo Governo estadual, logo caprichos da natureza não são suficientes para justificar esse empecilho. De fato, o problema está na gestão, haja vista que na outorga do início do milênio, uma das condicionantes era que a Sbesp (companhia de águas de São Paulo), tivesse um plano de distribuição de reservas de água. Assim sendo, a estiagem paulista apenas corrobora um fato social administrativo que precisa ser resolvido.
Portanto, ações são necessárias para solucionar esse obstáculo. Cabe ao Governo Federal,pois, criar um Ministério específico para a gestão de recursos hídricos, por intermédio do Presidente da República, ou seja, esse teria a função de orientar as políticas públicas estruturais unindo-as, a fim de possibilitar o tratamento da seca como nacional e não regional.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!