O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O preconceito linguístico em questão no Brasil
No limiar do século XVIII, o Iluminismo já pregava que uma sociedade só progride quando seus cidadãos se mobilizam para resolver o problema de outras parcelas do corpo social. Indo contra esse ideário, o Brasil pouco tem feito para combater a problemática do analfabetismo. Isso se evidencia não só pelo preconceito que essas pessoas sofrem por não saberem ler, mas também pela incapacidade dos governantes em solucionar esse problema.
É irrefutável que muitos cidadãos veem os analfabetos como inferiores e culpados de sua própria situação, confirmando a concepção do filósofo Sócrates que " os erros são
consequência da ignorância humana". Seguindo esse juízo, essas pessoas não sabem ou não querem saber, que quem é analfabeto, na sua maioria, é vítima da desigualdade social existente nessa nação e foram obrigados a optarem pelo trabalho, em detrimento à educação, desde criança. Por conseguinte, o analfabetismo se arraigou nas classes menos favorecidas.

Além disso, o referido revés fere o artigo 205 da Carta Magma, pois esses cidadãos não tiverem a chance de estudar. Dessarte, o Estado é falho, visto que não fomentou meios para a cidadania plena desse público e provocou a ampliação do abismo social existente no Brasil atual, o que deixou uma parcela significativa da população à margem da sociedade, tornando esse país muito deferente daquela da obra de Thomas Morus, no qual todos cidadãos gozavam da eficiência do Estado. Desse modo, o mundo de desse livro nunca foi tão distante do real.
Portanto, e impreterível o enfrentamento governamental contra essa mazela social. Nessa perspectiva, cabe ao Ministério da Educação, por meio aperfeiçoamento dos programas de alfabetização já existentes e bolsa auxílio permanência, atrair aqueles analfabetos que trabalham e não conseguem estudar, reduzindo esse problema mais eficientemente. Ademias, o supracitado Ministério e a mídia devem veicular campanhas educativas para informar a população em geral sobre como compreender e respeitar aqueles que não tiverem a oportunidade de aprender a ler. Assim, o Brasil será uma nação que segue o modo Iluminista de sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!