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O filme Carrie, A Estranha, de 1977, retrata a história de uma jovem que sofria bullying -conjuntos de agressões e perseguições constantes- e preconceito no colégio. Equidistante, na contemporaneidade, isso ainda é um realidade intrínseca nas escolas brasileiras. Sob esse viés, é possível perceber que seja pela negligência dos pais e escolas ou por suas consequências, essa problemática merece zelo.

Em primeira análise, destaca-se a importância da estrutura familiar e escolar para combater a prática de bullying, isso por seu caráter educador para as convivências no coletivo, relações pessoais e profissionais. Consoante ao educador Paulo Freire, o debate cria a base para a colaboração. Logo, os responsáveis por orientar na construção dos hábitos, atividades e valores, ignorando seu papel ao não discutir o tema com os jovens, esses serão propagadores desse exercício maléfico.

Em consequência disso, as vítimas do bullying podem desenvolver problemas em diversos âmbitos da vida. Segundo à teoria da tábula rasa de John Locke, o ser humano é uma tela em branco preenchida de experiências e influências. De maneira análoga, jovens e crianças que são acometidos dessa prática durante seu processo de desenvolvimento, são mais propensos a ter doenças psicológicas, como ansiedade, depressão e fobia social, o que ocasiona falaciosamente, uma geração debilitada. À vista disso, é evidente a necessidade de mudanças para reverter o contexto.

Fica evidente, portanto, que o bullying representa um risco a sociedade e precisa ser mitigado. Desse modo, é de extrema importância a ação da estrutura escolar, com projetos que debatam o tema em sala de aula e atividades lúdicas, com a participação de familiares, promovendo a reflexão dos atos e atenuando a prática. Ademais, cabe ao Governo Federal, em parceria com ONGs, o oferecimento de apoio psicológico e social às vítimas de bullying, tratando com prioridade, a fim de integrar e garantir o bem-estar aos jovens. Assim, com essas medidas tomadas no presente, poderá se modificar todo o corpo social brasileiro.
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