O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

CONCEITO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI



"A democracia não é apenas o direito da maioria0000 é o direito da maioria respeitando o direito da minoria." Com esses dizes, Clemente Attle explana qual deveria ser a situação das conformações familiares do século XXI. Porém, ainda há uma grande relutância de uma parcela da sociedade em respeitar a família em suas composições, principalmente quando se trata da família homoafetiva.

Como evidenciado quando o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, criou, em 2015, uma comissão especial para acelerar um projeto que reconhece como família apenas os núcleos sociais formados pela união de um homem e de uma mulher, há uma resistência social para aceitar a diversidade no âmbito familiar, apesar das famílias tradicionais estarem diminuindo cada vez mais, representando apenas 48, 9% dos lares formados. Desse modo, revela-se o preconceito, além de extrema intolerância ao direito de liberdade do indivíduo, não apenas frente aos homoafetivos, mas também às mães e pais solteiros, aos divorciados, aos poliamorosos e às organizações mosaico.

Também há os casos em que dizem que essa mudança na conformidade das novas famílias afetariam as crianças de modo negativo, porém, de acordo com a psicanalista e pedagoga Cristina Silva, as crianças conseguem rapidamente aceitar as composições familiares diferentes das dela, e compreende que o fato mais relevante é o amor envolvido no núcleo, já que as dificuldades enfrentadas pelas crianças de diferentes famílias são parecidas.

Destarte, fica claro que é necessário haver mudanças sociais para que haja harmonia entre todos os núcleos familiares. Portanto, concerne ao Ministério da Educação trabalhar em conjunto com as instituições de ensino para haver uma naturalização dos alunos para com a diversidade de famílias, de acordo com a realidade social. Como também, a mídia fazer seu papel de conscientizadora promovendo publicidade acerca da importância do respeito à pluralidade do amor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!