O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A necessidade de debater as doenças mentais

Para Émile Durkheim, a sociedade funciona como um organismo vivo que, quando mal operado, entra em colapso. Inquestionavelmente, distúrbios mentais podem ocasionar problemas estruturais ou serem gerados por eles. Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver tais impasses.
A priori, é fundamental pontuar que a intensidade da ocorrência de agravos mentais ocorre em função das modificações socioculturais emergidas pela globalização. Na obra "Modernidade Líquida", do sociólogo Zygmunt Bauman, por exemplo, o mundo moderno é caracterizado como um conjunto de aceleradas e fluidas relações. Como resultado, a ausência de profundidade no contato interpessoal cria um extremo vazio íntimo e emotivo, tornando frequente a incidência das psicopatologias.
A posteriori, é indispensável destacar que o agravamento das mazelas psíquicas causa uma enorme disfunção na saúde pública. Isso decorre da facilidade com que agentes externos conseguem impactar a estabilidade fisiológica humana. Como exemplo, pode-se citar o grande número de jovens nas universidades que desenvolvem transtornos, como ansiedade e depressão, por conta das responsabilidades, pressão por boas notas e carga horária extenuante.
Em suma, fica evidente que o fortalecimento das patologias mentais nos dias atuais é fruto das mudanças socioculturais no estilo de vida dos indivíduos. A fim de que essa situação seja revertida, o Governo, por meio do Ministério da Saúde, deve criar núcleos de atenção psicológica primária, fornecendo profissionais qualificados e estimulando um tratamento baseado na comunicação entre pacientes diagnosticados com quadros semelhantes, favorecendo a desconstrução da ideia de superficialidade das relações. Assim, materializando tais medidas, o "organismo vivo" de Durkheim estará sendo operado em um ambiente muito mais saudável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!