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Durante o período antigo, em esparta, qualquer criança que apresentasse algum tipo de deficiência era excluído socialmente. Assim como no Período Clássico, na sociedade Pós Moderna há um grande desafio em inserir e formar, nos âmbito educacionais, essa nova geração, em especial os deficientes auditivo, caracterizando um quadro nocivo que tem suas raízes econômicas e sociais e deve, portanto, ser combatido.
O modelo econômico vigente é, por certo, um dos principais causadores da não formação educacional dos surdos, o que configura um cenário problemático. Deve-se a isso ao fato de as empresas priorizarem uma mão de obra com o minímo de restrição física e psicológica, evidenciado claramente na dificuldade que esse grupo encontra ao procurar emprego. Nesse sentido, torna-se claro que seria inevitável os baixos índices de formação educacional dessa parcela social, uma vez que essa não encontra espaço de atuação nos âmbitos de trabalho, perpetuando o problema.
A ausência de investimentos governamentais em infraestrutura adequada, além disso, corrobora com o problema vigente. Isso porque nas escolas não há um corpo docente especializados em atender as demandas dessa população. Dessa forma, de acordo com o INEP, no Brasil, há cada vez menos surdos formados, o que legítima a carência de suportes que sejam capazes de diminuir o desafio vigente.
A partir desse impasse que tangencia a não formação educacional dos surdos por questões econômicas e sociais, medidas são necessárias para melhoria desse quadro. O Ministério do Trabalho deve, em parceria com o Ministério da Educação, oferecer incentivo fiscais às empresas que contratarem no minímo 20% de deficientes auditivos, a fim de promover o incentivo a formação desses e, além disso, a partir do subsídio estatal, disponibilizar cursos de formação em libras e capacitação pedagógica aos professores do ensino básico durante o período matutino nas universidades estaduais para que esse saibam atender esse grupo. Só assim sera possível reverter esse quadro nocivo.
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