O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No Brasil, durante o período colonial o voto era censitário, apenas uma parte da população tinha direito ao voto, com o passar dos anos através da Constituição de 1988 foi conquistado o voto facultativo entre 16 e 17 anos. Portanto, as maiorias dos adolescentes não apresentam um prévio conhecimento em relação os políticos presentes em nosso território e consciência para realizar o voto, por conseguinte, ocorre um desinteresse dos indivíduos em realizar seu voto e a falta de sabedoria pode levar a eleição de um candidato desqualificado.
A população jovem demonstra certo desinteresse ao exercerem seu próprio direito, o site "educação.uol.com.br" relata uma estatística que até 2008 houve uma redução de 19% na quantidade de eleitores adolescentes, mesmo que alguns deixam de votar por conta de nenhum candidato agrada-lhes . Logo, a partir dos 18 anos o voto passa a ser obrigatório, mas antes disso não é observado o interesse juvenil em garantir sua cidadania demonstrando a opinião em relação a um indivíduo que poderá desenvolver novas ordens que irão ocasionar uma mudança da própria nação e que pode mudar o destino do próprio país.
A participação desses indivíduos no processo de eleitoral é de suma importância para o futuro do país. Contudo, a ausência de informações políticas, de educação política nas escolas e do empenho dos jovens em procurarem informação sobre os candidatos, afeta diretamente a participação dos mesmos nas eleições. O site "santacatarina24horas.com" diz Nícola Martins que a falta de educação política reflete na qualidade dos governantes, além de dizer que ao visitar uma escola fica impressionado com o desconhecimento dos jovens acerca de acontecimentos e da organização política de nosso país, além da falta de noções básicas sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Logo que, para realização do voto é necessário o conhecimento do que o candidato tem poder em realizar e observar as propostas demonstradas pelo político, visualizando se são positivas para população, levando a eleição justa de um político.
Tendo em vista os aspectos apresentados, nosso país demonstra um número pequeno em relação à quantidade de jovens participantes nas eleições, além disso, a participação política requer uma consciência sobre o assunto. Para que haja uma elevação na quantidade de adolescentes participantes das eleições é necessário que haja um maior interesse de participar da democracia do país, para isso é necessário a criação de campanhas políticas para que interesse dos adolescentes sobre a política aumente e eles passem a participar constantemente das eleições, além da implantação de educação política nas escolas para que as crianças apresentem o conhecimento necessário para que na idade certa tenham consciência em votar em um candidato favorável para seu país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!