O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Juventude interrompida
No contexto social vigente, com a entrada da mulher no mercado de trabalho e disseminação dos métodos contraceptivos, as taxas de natalidade no Brasil caíram substancialmente.Entretanto, entre a população jovem, a gravidez é fenômeno crescente nos últimos anos devido a inexistência de uma educação sexual efetiva. Acreditar,pois, que tais fatores não trarão consequências sociais é pensar negligentemente.
Em primeiro lugar, deve-se atentar para o fato de que a desinformação é fator motivador para o crescimento dos índices de gravidez na adolescência. Nesse sentido, a falta de orientação quanto a sexualidade possibilita a iniciação sexual desses jovens de forma irresponsável e desprevenida. Sendo assim, a escola deixa de atuar como organismo de proteção e instrução.
Além disso, a precocidade materna traz reflexos em aspectos psicológicos e sociais na vida do jovem. Nessa perspectiva, adolescentes são obrigados a ausentar-se dos estudos e de sua vida escolar. Prova disso é que, segundo o IPEA, 76% das mães precoces abandonam a escola. Ademais, posteriormente, estes indivíduos sofrem com a inserção no mercado de trabalho, uma vez que não possuem formação acadêmica adequada.
Infere-se, portanto, a necessidade da implementação de medidas que tratem esta problemática. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde0000 a realização de palestras em escolas e hospitais expondo as consequências da gravidez precoce e orientando acerca do uso correto dos anticoncepcionais0000 à escola, o debate junto ao corpo discente instruindo a juventude em busca de uma iniciação sexual adequada e protegida0000 e a família, a discussão do assunto no núcleo familiar sanando dúvidas e quebrando qualquer tabu existente sobre o assunto.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!