O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Abuso e Exploração Sexual Infantil

É alarmante o índice crescente de crianças violentadas sexualmente nos últimos tempos. No Brasil, acontecimentos desta natureza têm sido, infelizmente, mais comuns do que deveriam. Na maioria dos casos, a violação acontece em ambiente familiar, dentro da própria casa da vítima, com abusadores considerados "de confiança", gerando, muitas vezes, confusão na mente do menor já este não distingue a zona de perigo. Em contrapartida, nas casas de exploração, a criança é submetida a venda do seu corpo, tornando-se um objeto monetário nas mãos de quem usa. Pesquisas apontam que este tipo de violência ocorre, principalmente, entre famílias mais carentes, pobres, que por falta de informação e cuidado, possibilitam casos assim que trazem como consequências marcas dolorosas no corpo e na memória da vítima.
Os abusadores aproveitam situações propícias para entrar em ação: lugares escuros, ausência de responsáveis, inocência da criança, etc. Em muitos casos eles usam como estratégia ofertas do interesse infantil, chamando a atenção da criança e, consequentemente, atraindo-da para a intimidação. Todavia, o ato é contra a vontade e entendimento do menor, convencionando em ameaças para que este não venha contar e expor tudo que lhe aconteceu, gerando, assim, medo e insegurança.
Infelizmente, este assunto ainda é tabu na sociedade atual, que, na maioria das vezes, acaba transferindo a culpa para a vítima, colocando-a como vilã da história. O que poucos sabem é que, apesar de este ser um problema gerado em ambiente privado, ele é de interesse público, pois é função da família, do governo e também da sociedade assegurar os direitos desse pequeno indivíduo.
Contudo, cabe a população ficar em alerta a respeito deste assunto, e, principalmente, denunciar os abusadores e exploradores. A família, por sua vez, deve proteger e dar o suporte moral e psicológico para a criança. O estado deve propor campanhas e ações voltadas para o setor de prevenção e informação, agindo diretamente no combate e, sobretudo, punindo devidamente os respectivos criminosos. Afinal, é de suma importância cuidar daqueles que serão o futuro da nação.






Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!