O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A persistência da violência contra os povos indígenas no Brasil.

Primeiros habitantes da até então chamada Pindorama, os povos indígenas são perseguidos desde a colonização portuguesa. Povo de tão rica cultura e grande importância para a história do Brasil, perseguido há cerca de 517 anos. A Constituição da República estabelece que são reconhecidos aos índios os direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam, entretanto, esse direito não tem sido garantido.
O Brasil, país com grandes áreas de preservação ambiental, tem aberto essas áreas para exploração de empresas, madeireiros, caçadores e mineradores. Tal exploração, que muitas vezes não ocorre com devida autorização, traz consigo a violência e destruição de locais habitados por tribos, além da entrada de doenças que se tornam fatais para esses povos por conta de sua baixa imunidade. Situação que relembra o Primeiro Ciclo da Borracha, que levou doenças, escravidão e assassinatos para aldeias situadas na Amazônia.
Fugindo para as grandes cidades, deparam-se com total desprezo da população e até de órgãos públicos. Por muitas vezes só falarem seu próprio dialeto e não conseguirem comunicar-se, ficam nas ruas e tornam-se ainda mais vulneráveis. Apesar de serem os primeiros habitantes do país, poucos brasileiros conhecem sua cultura ou se dão conta de sua existência, tendo ideias até equivocadas, e por conta da discriminação muitos não assumem que são indígenas e deixam sua cultura de lado.
Diante do exposto, é necessário que se crie uma legislação mais rígida quanto à exploração de terras, garantindo que esses cidadãos permaneçam com total segurança nessas áreas que são suas por direito e maiores investimentos do governo destinados à Funai - órgão responsável por promover os direitos dos povos indígenas no território brasileiro. Havendo, também, a criação de campanhas do Ministério da Justiça, com intento de sensibilizar a população a respeito da importância desses povos para a cultura brasileira e sua grande contribuição na preservação da extensa e rica fauna e flora. Dessa forma, seus direitos civis serão garantidos, combatendo a violência contra esses povos e permitindo que perpetuem suas crenças aos seus descendentes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!