O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O culta à padronização corponal no Brasil.
Segundo o Sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um ''corpo biológico'' por ser assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desta forma, para q esse organismo tenha completo funcionamento, é necessário que todo cidadão sinta-se agregado a esse corpo social independente de sua estética corporal. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se importantes, a busca pela aceitação social através do corpo ideal e o papel da família perante o problema.
É incontrovertível que a falta da autoaceitação é um reflexo, direto, da busca da adaptação ao meio social, uma vez que, tal indivíduo não faz parte do padrão estético estabelecido no seu ambiente. De maneira análoga a isso, Minnie Wright, entrevistada pela BBC, relata que após sofrer bullying em sua infância começou a querer mudar seu corpo por meio de cirurgias plásticas, descobrindo, posteriormente, que sofria do transtorno dismórfico corporal o TDC. Apesar de um fato estadunidense, essa também é uma realidade brasileira dado que o Brasil segundo a BBC é o país que mais faz cirurgia plástica no mundo e 10% dos pacientes sofrem da TDC.
Outro fator que suscita essa busca incessante do corpo ideal, compactuando no surgimento do TDC, é o distanciamento da vítima com os pais, segundo o médico David Veale. Nesse caso, a família serve como a primeira relação social da criança em que ela aprenderá a ser aceita e a se aceitar.Pois, de acordo com Durkheim o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar,logo o que a criança aprende com a família servirá de base para construção comportamental e psicológica de toda sua vida. Destarte, é imprescindível a participação da família no combate a essa padronização corporal segregacionista.
Fica claro, portanto, que é oportuno a resolução dos impasses expostos. Para isso, o Governo , com a participação da família, disponibilizará nas escolas cursos de puericultura para os pais, com o intuito de ensina-los as formas adequadas de manter uma boa relação com seus filhos, visando impedir o distanciamento citado. Já as mídias, devem ficar responsáveis em criar palestras sobre o TDC mediante sua gravidade , conscientizando a população sobre a existência do problema. Por fim, o SUS deve ser responsável em liberar consultas psiquiatras para pessoas que sofrem desse transtorno. Buscando, desta forma, equilibrar o corpo social idealizado por Durkheim.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!