O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: CAMINHOS PARA O COMBATE A HOMOFOBIA NO BRASIL.


Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas ?Memórias Póstumas? que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão. Atualmente a postura de muitos brasileiros perante a problemática questão da homofobia no Brasil é uma das faces mais perversas de uma sociedade que se declara civilizada e globalizada. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas desse infortúnio.
Mormente, a homofobia aponta o ódio e o preconceito de algumas pessoas contra a sexualidade em nossa sociedade. Práticas de violência e até mesmo assassinatos estão presentes no tecido social brasileiro. Segundo o site de notícias G1, a cada 28 horas, um homossexual é morre de forma violenta no Brasil. Sob tal ótica, vivemos em uma hierarquização preconceituosa que age de forma retrógada diante a opção sexual de muitos indivíduos.
Destarte, vale ressaltar o pensamento do cientista Albert Einstein, dizia que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado. A partir dessa perspectiva, sabemos que a homofobia existe e precisa ser erradicada do nosso país, de forma que haja respeito ao grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, e Transgêneros). Assim, podemos nos considerar uma geração desenvolvida e civilizada no pensamento e na postura a novas formas de se viver.
Fica, evidente, portanto, que a homofobia é um mal para a sociedade brasileira. Urge, a atuação do Ministério da Educação por meio das Mídias, criar campanhas, propagandas e palestras, para que sejam abordados nas escolas, novelas e redes sociais; cujo a finalidade seja, repudiar o preconceito, mostrar que vários estereótipos são causadores de muitos crimes como a homofobia, e enfatizar que atos como esses não levam ao avanço pessoal. Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente, e criar um legado que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!