O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: O papel do professor no século XXI

Heróis da Pátria

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos educadores do nosso século, os mesmos vem assumindo papéis importantes na formação de cidadãos conscientes, que buscam uma maior participação na política, economia e desenvolvimento social. Nesse contexto, cabe analisar os problemas enfrentados pelos professores e o seu papel em nossa sociedade em pleno século XXI.
Em primeira análise, cabe pontuar que os professores brasileiros sofrem com diversos problemas no que se refere as condições de trabalho. Isso fica comprovado ao observar a falta de infraestrutura dos locais de trabalho, e os péssimos salários pagos. Desse modo, fica evidente que o trabalho é inviável por algumas vezes, dificultando o desenvolvimento do seu papel, que é de suma importância para sociedade.

Ademais, convém frisar que mesmo com tantos empecilhos, os professores desenvolvem um trabalho fundamental na construção de nossos futuros e atuais cidadãos. Mediando o seu conhecimento com o conhecimento dos alunos, formando pessoas críticas e conscientes. Comprova-se isso por meio da frase do político e ativista social Nelson Mandela, a educação é a maior arma quando se quer mudar o mundo. Dessa forma, percebe-se que o educador como parte dessa grande arma, chamada educação, exerce um papel heroico.

Para James Baldwin, o confronto nem sempre traz uma solução para o problema, mas, enquanto não se enfrenta o problema não há solução. Portanto, é imprescindível que o Estado, por meio do Ministério da Infraestrutura, juntamente com o MEC, promovam melhoria nas escolas, através de reformas e aquisição de equipamentos que auxiliem os profissionais na propagação de conhecimento, por meio de práticas educativas, em conjunto com pais e sociedade em geral. Só assim saberemos quem realmente são os heróis da pátria.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!