O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

?
É indiscutível que a mobilidade urbana no Brasil representa um desafio que precisa ser enfrentado de forma mais organizada e urgente nos dias atuais. Isso se evidencia não só pelo alto índice de congestionamento e trânsito lento, mas também pela falta de um transporte público de qualidade. Com isso, convém analisar-se as principais causas dessa problemática.

Atualmente, muitas metrópoles brasileiras têm passado por um alto índice de congestionamentos e trânsito lento, de modo que muitos brasileiros passam boa parte de seu tempo parados na estrada. Entre os anos de 2002 e 2012, segundo o Observatório das Metrópoles, enquanto a população brasileira aumentou 12,2%, o número de veículos cresceu 138,6%. É indiscutível que esse crescimento desordenado de carros, motos, junto com uma carência de políticas públicas, impede à resolução do problema, causando assim, um nível de estresse muito alto ao tecido social.

Além disso, a má qualidade dos transportes públicos dificulta à diminuição do impasse. De acordo com uma pesquisa divulgada no site Rede Brasil Atual, se a qualidade dos transportes melhorassem, 80% das pessoas trocariam o carro pelo transporte público. Segundo o filósofo Platão o importante não é viver, mas viver bem. Entretanto, a realidade do Brasil nos meios públicos são precárias, visto que, o alto índice de lotação é intenso, além de a quantidade de transporte não ser suficiente para a população.

Fica evidente, portanto, que são necessárias medidas para solucionar o impasse. Nesse sentido, faz-se necessário, a longo prazo, que o Ministério dos Transportes estabeleça uma reorganização do espaço, através de planejamentos urbanos de modo que as p áreas de trabalho,estudo, lazer, fiquem próximas, para diminuir, assim, o tempo de deslocamento. Ademais, a curto prazo, deve-se promover a compra e a melhoria dos transportes públicos para promover a melhoria da população, bem como campanhas midiáticas em televisão,rádio, jornais, internet, a fim de alertar a sociedade sobre tal problemática. Só assim, poderá ocorrer o que Platão propôs sobre viver bem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!