O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em meados do século passado, o escritor austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil devido à perseguição nazista na Europa. Bem recebido e impressionado com o potencial da nova casa, Zweig escreveu um livro cujo título é repetido até hoje: ?Brasil, país do futuro?. Entretanto, quando se observa o atual cenário de bullying nas escolas, percebe-se que essa profecia não saiu do papel. Nesse sentido, é preciso entender suas verdadeiras causas para solucionar o problema.
A princípio, é possível perceber que a situação se deve a questões socioculturais. Isso se deve ao fato de que o convívio com a diferença é desconfortável para uma parcela da sociedade, desse modo, a agressão sistêmica dos praticantes é uma maneira de se impor sobre a vítima. Parafraseando Sócrates, ?os erros são consequência da ignorância humana?, nesse contexto, tal violência dentro do sistema educacional revela a dificuldade que a família tem em educar seus filhos, no sentido ético e moral.
Outrossim, vale ressaltar que com a expansão das rede sociais surgiu o cyberbullying, que se tornou um modo mais intensivo. Sendo assim uma continuidade da intimidação continuada, podendo alcançar um maior público e tornando-as ações permanentes na web, ao contrário das intimidações tradicionais que eram momentos específicos no cotidiano. Esse mal pode causar severos danos mentais a quem é exposto, se alastrando ao decorrer da vida e motivando casos de suicídios.
Infere-se, portanto, que o dano causado às pessoas pelo bullying é grave, e tem que ser tratado com seriedade. Dessa forma, a família deve se informar sobre o assunto, e sempre se manter ativa na vida de suas crianças, observando mudanças de comportamento e atitudes agressivas. Ademais, as escolas com o apoio do Ministério da Educação podem propor a intervenção de psicólogos no ambiente escolar com a ajuda de ONGs, dando palestras e atendendo aos estudantes. Com essas medidas, talvez, a profecia de Zweig torne-se realidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!