O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O Valor da Educação nas Transformações Sociais do Brasil
É possível afirmar que a educação tem seu papel essencial na formação social do indivíduo, além de ser um dos pilares da vida em sociedade. Porém, em países subdesenvolvidos como no Brasil, as escolas estão sendo deixadas de lado, aumentando problemas relacionados à violência.
Há quem duvide da importância de uma boa escola. No entanto, sem ela, o jovem fica ''jogado'' nas ruas a às suas influência, sendo motivado a aprender a atirar, rouba ou até consumir drogas. Como consequência, percebe-se a violência na rocinha, que foi causada por pessoas que não tiveram acesso à uma educação de qualidade e viram o tráfico como opção para melhorar de vida, sem ter conhecido suas mazelas.
Vale também ressaltar que, a ausência de educação também provoca a persistência da violência doméstica. Segundo Durkheim, ''o indivíduo é produto do meio em que vive''. Nesse sentindo, o jovem que não tem seu senso crítico reforçado pela educação, tende a absorver com mais facilidade o machismo presente e seu lar, tendendo também a ser machista. Visto que a capacidade de criticar tal situação é baixa e fica facilmente influenciável.
Dessa forma, fica explicito a importância da educação na transformação social do Brasil. Para isso, é importante a criação de ONG'S que leve educação de qualidade e acessível aos jovens sem acesso à boas escolas, através de equipes de professores ou sites de cursos online. Somado a isso, é importante que escolas já existentes, promovam discussões sobre a sociedade, e temas relacionados à violência e tráfico, para não só reforçar o senso crítico da criança, como para mostras as mazelas desses assuntos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!