O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Solução para a questão do lixo no Brasil

No séc. XX, se deu o inicio à industrialização no Brasil, aliado a globalização; marco da urbanização com criação de empregos na cidade. Com isso se deve o excesso do consumo e da tecnologia. Mas como segundo Isaac Newton, toda ação tem uma reação. Uma das consequências é o acumulo dos resíduos. O lixo é uma questão social e ambiental. A solução desse problema pode influenciar no desenvolvimento do país.
Antes da Revolução Industrial, o lixo produzido era menor o destino dos resíduos eram enterros no próprio quintal. Já com a Revolução Industrial a população deve um aumento significativo junto com engrandecimento da quantidade de lixo e uma diversificação em sua composição. Sem controle ou planejamento, nas cidades surgem periferias desordenadas. Esse fato, aliado ao acumulo do lixo entre outros fatores, possibilita acumulo de água da chuva acarretando proliferação de epidemias, como a dengue. Também enchentes, que transportam, nos esgotos a céu aberto, material contaminado e doenças, como leptospirose. Ou transfere para rios e oceanos, ocorrendo a eutrofização, prejudicando a cadeia alimentar e atingindo.
Assim, segundo o Betinho, um país não muda com sua economia, sua política e sua ciência, mas sim pela sua cultura. A solução é a cultura da responsabilidade social desse problema extremamente importante. O destino do lixo pode contribuir com o desenvolvimento do país, como biodigestão; o carro movido a lixo com a mistura de metano, CO2 e água entre outros componentes através decomposição pela bactéria. A composição do lixo orgânico, transforma em nutrientes para o solo e fertilizante orgânico.
Portanto, uma mudança na grade curricular do ensino fundamental e médio, pelo Ministério da Educação, ampliando a educação ambiental com a sustentabilidade, reciclagem dos materiais em desusos como equipamentos eletrônicos, papel e material plastico. Também o Governo Federal junto com a mídia, como programas de televisão, nas campanhas da consciência social, a importância da coleta seletiva, a diminuição do desperdício, incentivos. Com isso, diminui o lixo e a reação do ambiente com o desenvolvimento do país, respeitando-a.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!