O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: ALIMENTAÇÃO IRREGULAR E OBESIDADE NO BRASIL

Desde os processos denominados ?revoluções industriais? e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando mercado e produto em detrimento de valores essenciais. Com isso, é correto afirmar que a alimentação irregular e a obesidade no Brasil, tem crescido ao longo dos anos. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e possíveis soluções dessa problemática.
É fundamental pontuar de início, a principal causa do impasse. De acordo com o jornal O Globo, a cada 5 brasileiros 1 está obeso. Isso ocorre, muitas vezes, devido a sociedade acelerada da contemporaneidade, em que, a falta de tempo para a prática de esportes atrelada com o imediatismo, faz com que em muitas pessoas optem por alimentos congelados, que em sua maioria, possuem alto valor calórico. Nessa perspectiva, torna-se evidente a necessidade de mudança de comportamento dos brasileiros que vivenciam essa realidade.
É válido salientar, ainda, que muitos obstáculos dificultam a resolução do problema. Com o poder de persuasão, muitas indústrias alimentícias usam a propaganda para influenciar consumidores, principalmente as crianças. É comum ver publicidades de comidas com os principais personagens infantis. Desse modo, influenciadas pelo marketing, muitos pequenos optam por esses alimentos, que por conseqüência cria-se o hábito desde novos á alimentação não saudável.
Portanto, é primordial que novas atitudes entrem em ação, pois já dizia o filósofo chinês, ?não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros?. Dessa forma, faz necessário que o Ministério da Saúde por meio de cartilhas a serem distribuídas nas escolas e lugares públicos, informem a importância de uma alimentação saudável e os riscos da obesidade para a saúde. Além disso, em parceria com o poder legislativo, o CONAR intensifique as fiscalizações para combater a publicidade abusivas direcionada ao público infantil, com o fito de punir rigorosamente aquelas as empresas que promovem isso.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!