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Tema livre

O sistema educacional brasileiro e seus contrastes.

Ao analisarmos o sistema educacional público brasileiro, é possível constatar que não só existem problemas na estruturas prediais escolares, mas também na grade curricular nacional.
Quanto maior a distância entre a escola e os centros econômicos das cidades, maior a precariedade das salas e laboratórios escolares. Grande parte das escolas periféricas não apresenta estrutura adequada para formar o indivíduo conforme as exigências do MEC. Os laboratórios são incompletos, quando não desativados, por conta da pouca verba direcionada á manutenção das unidades.
Analisando a grade curricular nacional, ela não prevê a formação do aluno como cidadão, apenas o prepara provas, poucas situações cotidianas e vestibulares, não levando em conta a necessidade do questionamento e intervenção do indivíduo quando necessário na sociedade.
Diante dos fatos, as escolas brasileiras necessitam da implantação de uma inspeção periódica da Secretaria da Educação, em curtos intervalos, para avaliar as condições e qualidade do ensino fornecido, ainda mostra-se fundamental a criação de um fundo de investimento caso haja a necessidade de adequação da unidade ao sistema. A grade curricular também deve ser repensada a fim de oferecer uma formação integral do aluno, tendo por exemplo o desenvolvimento do corpo através de projetos e aulas teatrais. Portanto a reforma no sistema de público ensino precisa acontecer, mesmo que lentamente, pois só dessa maneira será possível formar, não só pessoas, mas cidadãos brasileiros.
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