O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A questão da xenofobia no Brasil.

De acordo com o jornal O Globo, crianças provenientes de Bento Rodrigues - cidade atingida por desastre ambiental - são alvos de preconceito por parte das crianças que residem em Mariana, município que acolhe os refugiados. Embora a hostilidade praticada contra esses grupos seja de nível nacional, no Brasil, também aumenta o preconceito contra estrangeiros nessa mesma situação. Assim, é fundamental analisar as bases da problemática que se relaciona com aspectos sociais.
É indispensável pontuar que as posturas xenofóbicas europeias e estadunidenses são usadas como modelo de discurso nacional. Conforme Eduardo Galeano, escritor uruguaio, os latino americanos são condicionados ao comportamento "papagaio", no qual, são encontradas referências socioculturais e políticas de outros países. Dessa forma, brasileiros passam a hostilizar estrangeiros por motivos de desemprego, violência e preconceito étnico, uma vez que a Europa e os Estados Unidos alegam bloqueios pelas mesmas razões. Tais posturas não condizem com a herança histórica nacional, haja vista o processo de miscigenação que sustenta o Brasil.
Outrossim, compreende-se que os indivíduos são tendenciosos para conflitos e posturas intolerantes. Na visão de Thomas Hobbes, filósofo inglês, o homem é o lobo do homem, ou seja, seu pior inimigo. Dessa maneira, é possível evidenciar que sem a intervenção do Estado, a sociedade estaria frequentemente em conflito. Logo, identificam-se aspectos da condição humana que corroboram para a permanência do quadro de intolerância e preconceito.
Em vista dos fatos elencados, são necessárias ações que interceptam a questão xenofóbica. Torna-se imperativo que a Secretária Especial de Comunicação Social reproduza campanhas a fim de conscientizar a população contra xenofobia, além de medidas de punição aos casos. As escolas devem propor palestras sobre o encontro de culturas, por outro lado, são importantes séries que abordam esse tema na mídia. Logo, o Brasil será um país de todos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!