O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Intolerância à população LGBT brasileira

A intolerância à população LGBT tem se tornado uma constância na sociedade, sobretudo nas de origem mais conservadoras. Diante desse aspecto cultural das civilizações pós-modernas, o público pertencente às diferentes orientações sexuais vem sofrendo cada vez mais violência em detrimento do preconceito e da intolerância. Nesse sentido, as raízes que alimentam todo o ódio contra esse grupo são heranças de um passado sombrio da história humana.

Durante a primeira metade do Século XX, na Alemanha nazista, Hitler tentou unificar o país em torno de uma única etnia, os Arianos, pessoas consideradas de origem pura, eliminando todos àqueles que não faziam parte desse grupo seleto. A consequência de tal prática foi genocídio de aproximadamente 12 milhões de judeus, inclusive homossexuais. Esse episódio da humanidade, entre tantos outros, possui algo em comum: a exclusão daqueles que não são identificados como dentro dos padrões comportamentais, culturais e morais dentro do contexto em que estão inseridos.

Embora as LGBT's sofram muito com o preconceito e a intolerância, isso não se restringe somente a eles. Portanto, pessoas negras, imigrantes, enfim, também são discriminados. Logo, as diferentes formas de exclusão são frutos de uma mesma árvore alimentada pelas mesmas raízes. Em virtude disso, é possível afirmar que sem uma revolução no âmbito cultural, não importarão as leis futuras que visem criminalizar qualquer tipo de intolerância ou tentar promover a inclusão social, as atitudes exclusivas permanecerão.

Com base nos fatos e argumentos anteriormente expostos, fica nítido que ações são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação, em parceria com os governos estaduais e municipais, deverão elaborar campanhas e oficinas em escolas públicas e privadas com o intuito de promover palestras e debates sobre respeito e diversidade de gênero, objetivando conscientizar o público jovem sobre essa temática. Todavia, é de suma importância o papel da família nessa questão, educando e ensinando seus filhos a respeitarem as diferenças. Dessa maneira, se espera diminuir os casos de intolerância.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!