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Era Sombria
Na Grécia Antiga, os espartanos eram destinados a educação militar com 7 anos de idade, quando recebiam insultos e humilhações dos colegas mais velhos. Esse tipo de humilhação vem se repetindo, mesmo que de formas diferentes, em várias sociedades e há vários períodos históricos chegando à sociedade brasileira atual, que sofre com o bullying, a maior mazela educacional do século XXI, haja vista as características humanas, como também seus péssimos efeitos.
É incontestável que a natureza humana é uma das causas da problemática. Segundo Thomas Hobbes, "o homem é o lobo do próprio homem". Em vista disso, percebe-se que a natureza intrínseca do ser humano é mais violenta ainda quando são postos à prova jovens que têm pouco discernimento crítico do certo e do errado. Assim sendo, apenas levados pela força do hábito, são flagrados em atos excludentes em uma fase da vida de tantas mudanças. Todavia, não é interessante levar o pensamento hobbesiano totalmente à risca, quando em seu livro, O leviatã, é argumentada a necessidade de repressão. Já que jovens ainda em formação podem ser facilmente manipulados por profissionais capacitados.
Outrossim, evidencia-se o suicídio como a pior das consequências. De acordo com o livro "Der Selbstmord", de Émile Durkheim, os jovens se auto exterminam pelo excesso de pressão das instituições sociais, encaixando-se no suicídio fatalista. De maneira análoga, percebe-se que a represália no colégio com danos constantes, físicos, psicológicos e morais tem como resposta em muitos casos, o autocídio, a pior das situações possíveis. Desse modo, fica evidente que a escola tem papel ambíguo na solução da problemática, pois pode ajudar, tanto quanto, ser veículo facilitador para os atos, quando, atitudes não são devidamente alocadas.
Fica claro, portanto, que o bullying é a maior adversidade dentro das escolas, uma vez que muitos jovens são naturalmente agressivos, bem como o produto da ação é devastados. Por isso, as universidades podem disponibilizar estudantes de psicologia, por meio da criação de estágios especializados, para que análises das relações escolares possam ser feitas. Além do mais, as escolas quando deparadas com casos graves devem exigir subsídio monetários do Governo Federal, com reivindicações nas redes sociais, para contratar profissionais responsáveis em dar consultas médicas e palestras para vítimas, agressores e espectadores. Dessa forma, o fato da história grega será só uma era sombria que estará por ser superada.
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