O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Copa do Mundo de Futebol em 2014. Jogos Olímpicos em 2016. E Jogos Paralímpicos no mesmo ano. É notório que o interesse pelo esporte no "país do futebol" é vigente, isso pela repercussão que os jogos trouxeram. Por outro lado, foi colocado em pauta o papel de inclusão dessa prática. Visto que, a exclusão com certas parcelas da sociedade é um cenário preocupante.
Em primeira instância, é válido ressaltar que a prática de esporte constante ajuda no desenvolvimento do indivíduo. Sabe-se que a atividade física exige ordem, disciplina, coragem e paciência, por isso há uma série de virtudes éticas que são adquiridas no esporte e só podem desenvolver-se naqueles indivíduos que o praticam. Conforme proferiu Aristóteles, a virtude consiste na prática habitual do bem, e não em um ato isolado. Porém essa ferramenta essencial na sociedade brasileira ainda sofre com barreiras impostas.
Pode-se perceber uma desvalorização por parte da mídia e, às vezes, pela própria população em certas situações. Exemplo disso é o desinteresse das emissoras de rede aberta em transmitir jogos e grandes acontecimentos da Paralimpíadas de 2016, no Rio. Outro fator relevante é a dificuldade de inclusão da massa feminina em determinados esportes que exigem força física. E ainda, a não exibição e ausência de divulgação de competições femininas. Tais fatos demonstra uma alienação da população e carência de estímulo ao incluir qualquer indivíduo nas relações sociais.
Fica claro, portanto, que mudanças são necessárias ao resolver o impasse. Com isso, antes de tudo, a população deve cobrar de meios de comunicação e também do Governo a exibição de competições femininas e de paralimpíadas em canais abertos. Já as escolas, com o apoio do Ministério da Educação, devem adotar aulas de educação física desde o primário, mais dinâmicas, com inclusão de diversos esportes que integre o indivíduo, sem restrições sobre onde sexo feminino e masculino devem posicionar-se. Só assim, o esporte fará seu verdadeiro papel social: o de desenvolver e incluir qualquer cidadão.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!