O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A inclusão social do deficiente físico.
Desde as civilizações mais antigas existia uma cultura de exclusão aos deficientes, em algumas tribos indígenas no Brasil crianças com algum tipo de deficiência era entendidas como um mal sinal. No entanto, em pleno século XIX, mesmo com alguns avanços a questão da inclusão dessa minoria exige uma ampla discursão, pois, perpetuam-se atitudes que provocam retrocesso.
É indispensável salientar que em decorrência de uma grande resistência, pessoas portadoras de deficiência avança na conquista de direitos, como cidadãos, visto que o Estatuto do deficiente imposto em 2015, garante uma maior integração dos mesmos na sociedade. Desse modo, por ser obrigatório a reserva de vagas de seleção em exames de curso superior, igualmente as empresas tem que destinar vagas para esta população. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que com o reconhecimento previsto em lei, certamente, há uma redução na disseminação de preconceitos.
É importante considerar, também, que de acordo com pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil conta com quase 20 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no país é maior do que populações de países como Chile e Holanda. Logo, o Brasil deveria apresentar um grande número de cidades com acessibilidade. Entretanto, isto não é uma realidade o que ocasiona uma exclusão de autonomia.
Fica evidente, portanto, que a questão da inclusão da pessoa deficiente exige medidas concretas. Assim, deve ser verificado pelo Ministério Público o cumprindo das leis do Estatuto por parte das empresas seja pública ou privada. Cabe, ao Governo Federal impor um projeto de reformas urbanas nos estados brasileiros, inicialmente, é necessário um número mínimo de reformas para garantir mobilidade principalmente no centro das cidades. Por fim, a mídia tem o papel de levar informações a população a respeito das várias capacidades que um portador de necessidades possui, através de propagandas, novelas e reportagem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!