O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A depressão é uma patologia que altera e compromete o corpo e a mente, afetando principalmente o humor, caracterizada por profunda tristeza, perda da autoestima e confiança, revolta, descontentamento e amargura. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão é o principal problema de saúde entre os adolescentes, fator diretamente ligado ao suicídio.
Na série Treze Reasons Why, a personagem Katherine comete suicídio após sofrer uma série de agressões físicas e psicológicas por colegas de escola. Com isso, é notável que os jovens acabam tomando caminhos ruins, muito das vezes por motivos que vem de fora, no qual as pessoas fazem com que eles se sintam inseguros, inferiores, excluídos, com medo, como são os casos de bullying cometidos. Isso estende à quadros depressivos, resultando por sua vez na automutilação e atentados contra à própria vida.
Além disso, é importante destacar que o capitalismo é um fator de peso no aumento da depressão. Isso ocorre pelo fato desse sistema exigir muito das pessoas, principalmente da população jovem e economicamente ativa. A busca inconsequente por ser melhor e mais bem sucedido do que o outro, além da carga horária de trabalho que limita o lazer e o entretenimento. Diante disso, muitos indivíduos ao não conseguirem se encaixar nesse paradigma, acabam por se sentirem inferiores, frustados e em alguns casos, deprimidos.
Sendo assim, medidas devem ser tomadas. O Ministério da Saúde deve fornecer tratamentos psicológicos inserindo um maior número de profissionais dessa área no Sistema Único de Saúde(SUS),por meio da redistribuição das verbas da saúde. Paralelamente à isso, as ONGs e Instituições Religiosas podem oferecer auxílio psicológico e espiritual a esses jovens, por meio de eventos de ampla divulgação midiática, com o fato de dar base existencial e mostrar novas possibilidades e caminhos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!