O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em um contexto histórico marcado por atos de censura. A sociedade nunca teve tanta liberdade para manifestar sua ideias , opiniões e pensamentos como agora no século xxi. Entretanto, a partir do momento em que a liberdade de expressão dissemina a intolerância, o ódio e prejudica diretamente terceiros , ela está determinada a chegar ao seu limite.
Primeiramente, expressar livremente o que se pensa é um ato fundamental em uma democracia , mas vale ressaltar que ela não é absoluta. O princípio do dano defendido pelo filósofo John Mill explica isso. Ele ressalta que a liberdade de expressão tem seu limite quando provoca danos diretos ao outro. Um exemplo disso são os chamados "fake news" que propagam notícias falsas sobre algo ou alguém de forma caluniosa , gerando graves consequências. Como foi o caso de uma mãe de família espancada até a morte pela população , após boatos nas redes sociais que a mesma sequestrava crianças.
Outrossim, vale ressaltar que muitos usam do direito de se expressar livremente para propagar sentimentos de ódio, preconceito e intolerância. É o caso do grupo extremista Estado Islâmico , que utiliza a internet para tal natureza. O que passa de todos os limites, já que a livre exposição de ideias, pensamentos e opiniões foram criadas para contribuir com um mundo mais democrático e tolerante.
Diante dos argumentos supracitados, medidas devem ser tomadas para resolver essa problemática. Em primeiro lugar o governo de cada país deve adotar medidas mais rígidas para fiscalizar e punir quem dissemina notícias falsas , como por exemplo na internet. Isso pode ser feito desenvolvendo programas específicos de computador que vise na descoberta instantânea de tal ação. Além disso, as escolas devem ensinar os mais novos sobre a verdadeira finalidade do direito à liberdade de expressão , realizando amostras de filmes e incentivando a leituras de livros que mostrem a luta da sociedade de muitos anos atrás para conseguir esse direito. Só assim os limites dessa importante liberdade não serão ultrapassados.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!