O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O Suicídio em questão no Brasil

Preservação da Vida
Romeu e Julieta, romance trágico escrito por William Shakespeare, conta a história de um casal que comete suicídio em nome do amor. Longe da literatura, casos de autoextermínio também são contabilizados e, não são poucos. No Brasil, cerca de 11 mil pessoas morrem devido a essa causa todos os anos. Esses dados obtidos pelo Ministério da Saúde, demonstram que há a necessidade de reconhecer os motivos desse problema e resolvê-los.
Embora, no país e no mundo, as ocorrências de suicídios sejam mais frequentes em pessoas idosas, há um crescimento na taxa de mortes de jovens e crianças, de acordo com a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. Depressão, drogas, conflitos com a sexualidade, bullying, são algumas das razões que levam os jovens a atentar contra a própria vida. A série ''13 Reasons Why'' da Netflix, exemplifica essa situação. A protagonista sofreu abusos psicológicos e físicos e por não aguentar mais matou-se.
Além disso, há informações sobre o acréscimo nos índices de índios que cometem suicídio. Esse grupo de pessoas sofre de diversas formas. Além dos transtornos humanos, já citados, há tensões sociais como as brigas por demarcações de terras. O fato de ter um maior contato com povos não indígenas acirra esses conflitos, pois há a dificuldade de manter suas tradições comprometendo,assim, a sua identidade cultural. Essa perda de identificação é o que leva à esta atitude extrema.
Segundo a OMS o atentado contra a própria vida é um problema de saúde pública, portanto, é necessária uma intervenção. A sociedade civil pode e deve fazer a sua parte ampliando o número de voluntários do CVV (Centro de Valorização a Vida), que busca auxiliar possíveis suicidas. Acrescentando-se a isso, o papel fundamental da escola, em parceria com o Ministério da Saúde, com a missão de fornecer palestras, ministradas por psicólogos ou psiquiatras, com o intuito de ajudar os pais, professores e amigos a detectar e lidar com esse possível problema antes que venha a ser concretizado. Dessa forma, caminharemos para uma maior preservação da vida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!