O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Consumismo Sustentável
Como consequência da primeira Revolução Industrial, ocorrida no século 18, o consumo tem crescido de forma assustadora em grande parte do mundo, consolidando-se assim a era do capitalismo moderno. Embora o consumismo no Brasil também tenha aumentado, vê-se a necessidade de torná-lo cada vez mais consciente e moderado.
Em primeiro lugar, nota-se questões ligadas ao predomínio da busca incessante por riquezas. Com o passar dos anos, o capitalismo se torna cada vez mais presente na sociedade, trazendo consigo sua principal ideologia: obter o máximo de lucros em um menor tempo possível. No entanto, essa busca por riquezas gera um sério problema para com a natureza, como os desmatamentos, extrações de recursos naturais não renováveis, extinção de diversas espécies da fauna e da flora. Desse modo, analogamente a Terceira Lei de Newton, a chamada lei de ação e reação, quando prejudicamos a natureza, futuramente também sofreremos as consequências, como desastres ambientais a médio e longo prazo.
Além disso, pode-se citar o evidente papel da mídia favorecendo o consumo. Com o avanço das tecnologias, os meios de comunicação foram ficando cada vez mais eficazes e atingindo uma parcela cada vez maior da população, tornando-se assim uma grande aliada das grandes empresas e comércios. Nos dias de hoje, é comum pessoas que mesmo sem necessitar de tal produto, acaba o comprando seduzida pelo forte poder de persuasão das propagandas.
Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para solucionar o impasse. O governo, mais especificamente o Ministério da Educação, deve implementar nas instituições de ensino, palestras ministradas por profissionais capacitados, que visam a alertar os alunos dos riscos e problemas causados pelo excessivo consumo. Ademais, os pais devem conscientizar os filhos e evitar a grande exposição dos mesmos aos incentivos gerados pelo meio propagandístico, pois como dizia Pitágoras, ''Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos'', ou seja, uma criança bem instruída dificilmente contribuirá no futuro com esses problemas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!