O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

"Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença". A frase é de Lair Ribeiro, cardiologista e nutrólogo, que expressa a importância da preocupação com o bem-estar do indivíduo, pois sem os devidos cuidados pode acarretar no desenvolvimento de doenças. Diante disso, é necessário entender o cenário atual e procurar reverter o quadro.
Em primeira instância, é válido ressaltar que o avanço tecnológico e imediatismo interfere na alimentação do indivíduo. Isso porque, segundo Zygmunt Bauman, vivemos em uma modernidade líquida, aonde o prazer imediato e o pouco cuidado com o futuro tornou-se prioridade na vida da sociedade brasileira. Dessa forma, a alimentação tem se resumido a produtos industrializados e às redes de fast-foods, pouco nutritivos, mas mais rápido e saboroso. Por esse motivo, surgem efeitos preocupantes em âmbito coletivo.
Pode-se perceber que, uma má alimentação implica no surgimento de empecilhos. Exemplo disso é o crescimento da obesidade no Brasil, na qual, segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população encontra-se acima do peso, atingindo 52% em 2015. Sabe-se, porém, que esse excesso dá início a uma série de problemas, tais como: hipertensão, diabetes, desequilíbrios psicológicos, chances de doenças cardíacas e bulimia. Tais fatos demonstra a importância de medidas que trabalhem esse problema e torne a sociedade mais alerta.
Nessa perspectiva, portanto, medidas devem ser tomadas para resolução do impasse. Com isso, Governo e mídia, deve criar campanhas publicitárias de prevenção e conscientização de uma alimentação saudável. O Ministério da Saúde precisa buscar oferecer atendimentos de nutricionistas em postos de saúde dos bairros, a fim de estimular uma reeducação alimentar. As escolas devem obter acompanhamento com os profissionais para reformulação do cardápio escolar e promover palestras com conhecedor da área que abordem o tema. Já a família, deve sempre trabalhar a valorização de comidas saudáveis, por meio de diálogos e presença. Só assim, com essas ações o indivíduo buscará tempo para cuidar da saúde e passar esses hábitos às gerações futuras.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!