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Tema: Acessibilidade no Brasil

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é característica da "modernidade líquida" vivida no século XX. Diante disso, a questão da acessibilidade no Brasil apresenta diversos problemas para os portadores de alguma deficiência física. Nesse viés, a falta de infraestrutura nas ruas e locais privados é uma problemática que os deficientes passando diariamente. Ademais, há também, a questão da inclusão de crianças portadoras de alguma deficiência no âmbito escolar.
Mormente, ao analisar a questão da acessibilidade no Brasil, é perceptível que nas ruas do país falta uma boa infraestrutura, nas calçadas há buracos e ausência de rampas de acesso, o que impede uma locomoção segura dos deficientes, além de nos transportes públicos não ter boas condições para os deficientes. Nesse contexto, nos sinais de rua não há nenhum tipo de alerta sonoro para ajudar os deficientes visuais à atravessar a rua. Com isso, a acessibilidade no país é excassa.
Outrossim, é válido salientar que há também problemas com a acessibilidade de crianças com alguma deficiência física no âmbito escolas, uma vez que muitas escolas do país não oferecem uma infraestrutura adequada para que o aluno se locomova de forma independente dentro do ambiente escolar. Segundo a Constituição Brasileira, promulgada em 1988, todo cidadão tem o direito de ir e vir garantido pela Carta Magna do país. Nesse sentido, devido à falta de acessibilidade esse direito é violado.
Torna-se evidente, portanto, que a questão da acessibilidade no país precisa ser melhorada. Para isso, é mister que o Ministério Público obrigue as Prefeituras de cada cidade do Brasil a realizar obras públicas nas calçadas das ruas, com a colocação de rampas de acesso, conserto dos buracos e desnivelamento, a fim de melhorar a locomoção dos deficientes físicos nas ruas. Ademais, cabe ao Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) instalar em cada semáforo do país algum sinal com alerta sonoro, com o fito de ajudar os deficientes visuais no momento de atravessar as ruas. Por fim, cabe ao Ministério da Educação, obrigar escolas, públicas e privadas, a colocarem rampas de acesso e/ou elevadores nos acessos internos da instituição, para melhorar a locomoção dos alunos deficientes. Assim, alcançar-se-á uma sociedade com melhor acessibilidade à população brasileira.
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