O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, durante o Romantismo, a figura do índio foi representada de forma heróica na poesia, a fim de construir um sentimento nacionalista.Com isso, percebe-se que tal imagem é superficial e, em verdade, foi consolidada apenas no plano literário e não no contexto social.Dessa maneira ,os problemas encontrados no Brasil atualmente são heranças que datam o séculoXVIII,tais como,o desrespeito e desigualdade contra as pessoas indígenas, seja pela insuficiência de leis, seja pela destruição da cultura primitiva.
É incontestável que número de crimes por desrespeito à cultura indígena, esteja diretamente ligado a questão constitucional e sua aplicação. De acordo com Aristóteles a política deve ser utilizada de modo que por meio da justiça o equilíbrio seja alcançado no país. De maneira similar, é possível perceber que, no Brasil, a sobreposição da cultura branca sobre a indígena, rompe essa teoria. Haja vista que, embora a FUNAI( FUNDAÇAO NACIONAL DO ÍNDIO ) defenda os direito dos indígenas, há brechas que permitem a ocorrência de crimes por desrespeito ao índio.
Outrossim, destaca-se a falta de respeito aos direitos como saneamento básico, saúde dos índios como impulsionador da desigualdade incalculável.Frequentemente, são noticiados mais de 40% dos casos de mortes indígenas pela ausência de tratamento para doença.Segundo Rousseau o homem nasce bom e a sociedade o corrompe, seguindo essa linha de pensamento, a intolerância ao índio está na cultura brasileira, desde o período pré colonial até os dias atuais.Dessa maneira, o homem será alienado pela sociedade.
Entende ?se, portanto, que a desigualdade e o desrespeito aos direitos indígenas é fruto da ainda fraca eficácia de leis. Afim de atenuar o problema o Governo deve elaborar um plano de implementação de novas delegacias especializadas para proteger os territórios indígenas, demarcando suas áreas para a sua preservação e punir aqueles que tentarem ferir os direitos humanos.Além disso, a mídia em parceria com a FUNAI deve propagar campanhas de conscientização. Dessa forma, o problema será gradativamente minimizado no pais alcançando o equilíbrio no país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!