O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No contexto social vigente, verifica-se a primordialidade de assegurar os direitos indígenas no Brasil. É de amplo conhecimento que, desde a chegada dos portugueses ao Brasil, o índio é colocado na posição de submisso. Evidencia-se isso, nos dias atuais, nos conflitos agrários entre fazendeiros e eles.
Antes da vinda dos portugueses ao Brasil, os índios eram donos do território e de suas vontades, porém com a instalação da Coroa Portuguesa viu-se necessário explorar a terra através de quem a conhecesse, ou seja, os indígenas. Com o decorrer do tempo, diversas tribos foram extintas, com isso, nacionalistas perceberam a necessidade de preservar o patrimônio histórico-cultural, vivo, brasileiro. Destarte, conquistaram direitos como: a proteção às reservas indígenas, ganharam visibilidade no âmbito político, entre outros.
Deve-se abordar, ainda, que foi criada a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) com o intuito de resolver as causas indígenas, servindo como "braço de apoio". Contudo, existem muitos conflitos entre índios e fazendeiros por causa de invasão às reservas protegidas. Devido o fato dos fazendeiros possuírem armas melhores e mais apoio na conjuntura atual, diversas tribos são exterminadas e o poder público deixa passar despercebido.
Fica evidente, portanto, a primordialidade de garantir os direitos dos índios no Brasil. É imprescindível que o Governo em parceria com a mídia divulguem a importância histórico-cultural dos índios. Também, é papel do Governo criar e reforçar as legislações para protegê-los e intervir militarmente e judicialmente nos conflitos agrários. Dessa forma, haveria uma conjuntura mais justa.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!