O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: a valorização da arte.

O filme Tropa de Elite, sucesso de bilheteria do cinema nacional, alcançou, junto com Carandiru, o topo da lista de filmes brasileiros mais vistos no exterior. Concomitantemente, outras representações artísticas nacionais, como, por exemplo, o rítmo sernatejo e o funk, tornaram-se aclamados fora do país. Apesar disso, pode-se observar que a arte brasileira tem enfrentado problemas como a subjulgação e o preconceito.

O brasileiro não reconhece o valor da arte nacional. Isso se dá porque há uma auto-subjulgação frente a cultura européia. Desde as grandes navegações, o europeu impôs ao mundo seus hábitos e costumes, processo conhecido como eurocentrismo. Tendo em vista que o Brasil é um país miscigenado, isto é, formado pela união de brancos europeus, negros africanos e índios, tal postura foi incorporada pela sociedade que aqui se estabeleceu. Nesse viés, tudo que é estrangeiro, principalmente oriundo da Europa, é mais valorizado quando comparado ao que é produzido em terras nacionais.

Ademais, o preconceito entre os diferentes tipos de arte mostra-se presente. Segundo o sociólogo Durkheim, a problemática surge quando uma minoria não segue os padrões estabelecidos por uma maioria. Assim, como forma de punição espontânea, a essa impõe sobre aquela o preconceito. De maneira análoga, a diversidade de hábitos e costumes observados nas diferentes regiões do país contribui para a formação de diferentes tipos de arte, que, por sua vez, são discriminados quando expressos fora de suas regiões de origem.

A arte nacional enfrenta, portanto, problemas como a subjulgação e o preconceito praticados pelo brasileiro. Com o intuito de promover sua valorização, é preciso que o Ministério da Cultura crie campanhas de conscientização sobre o valor dessa, divulgado-as principalmente através das redes sociais, e que, em parceria com a iniciativa privada, crie programas que incentivem o acesso do público a teatros e shows. Além disso, convém, às escolas, o reforço, na disciplina de artes, da abordagem de temas que contribuirão para a valorização da diversidade artística e o combate ao preconceito. Assim, a importância da eclética expressão artística brasileira será valoriza.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!