O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A relação do homem com a tecnologia

Em plena Segunda Guerra Mundial,o matemático Alan Turing necessitou aprimorar a tecnologia de sua época para decifrar a Enigma,maquina nazista que enviava códigos de guerra. Diante disso, conseguiu encurtar a guerra em cerca de dois anos e poupar milhares de vidas. Porém, apesar de trazer vários benefícios, o excesso da utilização e o uso indevido das novas tecnologias pode acarretar prejuízos para a vida cotidiana.
É indubitável que o conhecimento tecnológico surgiu com o intuito de proporcionar facilidades para o dia a dia da população,como a facilidade de acesso à informação,o aprimoramento de técnicas e a otimização do tempo. Entretanto,nos últimos tempos,com o surgimento da internet e das redes sociais,isso não é totalmente uma realidade. O excesso de informação gerado por elas torna pessoas cada vez mais sem capacidade de senso crítico,pois informação não significa conhecimento. Visto que,conhecimento acontece quando analisamos de forma crítica as informações,porém a grande quantidade e a alta velocidade delas não permite isso.
Ademais,as redes sociais têm modificado as relações humanas,pois ao mesmo tempo que facilitam a comunicação,em contrapartida,diminuem a força das relações humanas. Diante disso,o filósofo Zygmunt Bauman afirma que vivemos em uma modernidade líquida,onde tudo é muito "líquido",ou seja,em um simples clique é possível desfazer uma amizade,por exemplo.Porém,apesar disso,o uso das novas tecnologias tem ajudado a democratizar a educação,com as plataformas online. Entretanto,muitas vezes,os indivíduos se "perdem" nesse acervo de informações e acabam abstraindo tais recursos de seu cotidiano.
Diante disso,segundo Omar Bradley,se continuarmos desenvolvendo nossa tecnologia sem prudência,nosso servo pode se tornar nosso carrasco. Sendo assim,cabe ao governo,em parceria com a mídia,promover campanhas educacionais,visando informar os usuários acerca dos prejuízos do mau uso das novas tecnologias e mostrar o valor de se manter as relações pessoais físicas. Além disso,o MEC, juntamente com as escolas,deve incentivar o uso dos recursos tecnológicos como uma ferramenta de aprendizado,como livros digitais e vídeoaulas. Ademais,os familiares devem fiscalizar e impor limites as crianças e adolescentes quanto ao uso das novas tecnologias.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!