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Tema: Os desafios da educação inclusiva no Brasil

Desde o medievo até décadas mais recentes, a exclusão de pessoas com algum tipo de deficiência ou a grupos sociais desprivilegiados - por cor ou disfunção psicológica - desencadearam uma segregação, que até o século XXl persiste no Brasil, com a implementação de dois tipos de sistemas educacionais: o regular e a escola especial. Porém, no ultimo decênio, propostas inclusivas foram feitas a fim de sanar essas mazelas.
Primeiramente, é fundamental analisar que apesar do crescimento do número de alunos com algum tipo de deficiência em escolas, segundo o censo de 2014, a disparidade entre jovens ainda é um trabalho árduo a ser combatido, já que muitos colégios não apresentam estruturas adequadas- devido a barreiras arquitetônicas e a falta de instrutores especializados - e outras apesar de possuírem, cobram uma taxa extra, dificultando diretamente o acesso às famílias de baixa renda. Para tanto, a Lei Educação Inclusiva se mostra importante nesse aspecto, pois visa a igualdade e uma maior acessibilidade.
Ainda sob essa óptica, alunos superdotados ou com déficit de atenção também sofrem com esses obstáculos da inclusão. No qual a massificação do ensino, em que alunos são avaliados de forma padrão, dificulta o desenvolvimento desses jovens, onde não são julgados por suas competências individuais. A segregação racial também é outra problemática, pois apesar da lei de cotas, pesquisas demonstram que uma das principais barreiras socioculturais enfrentadas por jovens é a discriminação da cor, que aliado muitas vezes com o menor poder aquisitivo desses, tem-se como única opção as escolas públicas, em que nem sempre há um acompanhamento específico para os alunos com alguma deficiência, apelando assim para uma maior defasagem.
Fica clara, portanto, a falta de inclusão no ensino. É válido ressaltar que projetos como Educação inclusiva (E.l) e a lei de cotas são fundamentais para diminuir essas segregações, além de inserir esses alunos em um único sistema. No entanto, é preciso mais. O governo por sua vez, pode investir em maior quantidade na formação dos professores, acrescentando a grade curricular o ensino de braile e libras, e criar leis que combatam barreiras físicas - em lugares públicos e privados - além de por fiscalizações que acabem com os abusos escolares. E em parceria com as escolas trabalhar temas que combatam o pré-conceito, além de inserir jogos e atividades que sejam acessíveis a todos. E para que assim a sociedade e escola possam respeitar e reconhecer a diversidade.
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