O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Revolução Industrial. Liberdade de expressão. Direito de ir i vir. Essas foram algumas das mudanças evidenciadas no século XVIII, as quais causaram diversas modificações no âmbito social. Nesse sentido, percebe-se que a sociedade está sujeita a diversas modificações no decorrer do tempo e isso interfere na vivência social. Atualmente uma instituição que vem se alterando é a família, devido a fatores como a globalização, mas que também enfrenta dificuldades para que essas alterações sejam reconhecidas por causa o conservadorismo.
Em suma, em um contexto técnico-científico torna-se necessário, adequar a esse ambiente, visto que as relações sociais mudam sua conjuntura. Isso impactou no mercado de trabalho, o qual, hoje, está cada vez mais seletivo optando por indivíduos graduados e pós-graduados. Por conseguinte, para se adaptar a esses requisitos homens e mulheres estão sempre buscando a qualificação, deixando a construção da família como segundo plano. Portanto, novos modelos dessas instituições são construídos.
Entretanto, as concepções arcaicas dificultam o reconhecimento desses novos modelos familiares. É importante ressaltar que desde o Brasil colônia relações entre indivíduos de mesmo sexo e famílias matriarcais eram mal vistas e criticadas pelos jesuítas. Essas conjunturas se enraizaram em nossa sociedade e podem ser presenciadas até hoje, por exemplo, no preconceito dirigido às famílias onde a mulher é principal representante e, em casais homoafetivos. Segundo Émile Durkheim na teoria fato social, a sociedade impõe um padrão que todos devem seguir, aos que tangenciem isso, são criticados. Assim, essa teoria explica a dificuldade que os novos modelos familiares enfrentam.
Dessa maneira, as novas instituições são realidade e enfrentam entraves impostos pelo conservadorismo. Por isso, a mídia junto com ONG?S devem conscientizar a população através de propagandas, novelas e debates para que essas novas instituições sejam inseridas e respeitadas no convívio social. E por fim, o Ministério da Educação, nas escolas, por meio de projetos, deve abordar esses novos conceitos de família, pois assim jovens e crianças iram crescer conscientes dos novos modelos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!