O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A Educação muda o mundo
A educação no Brasil é de fato um setor importante a ser supervisado e melhor valorizado. Embora já se tenha obtido diversas mudanças e algumas melhorias, ainda há um longo caminho para atingir o nível de países desenvolvidos.
A primeira relação de educação no país se inicia ainda no perídio colonial ? relações entre estado e indígenas, usavam os Jesuítas para catequisar os índios, induzindo-os ao cristianismo. Em 1722 houve a implantação do ensino público oficial, incluindo o Catolicismo nas escolas, no entanto escravos, negros e mulheres ainda não usufruíam disto. Em 1930, na Eva Vargas, houve reformas como a organização do Conselho Nacional de Educação e incumbiu-se na constituição o Plano Nacional de Educação. Com o fim do Estado Novo, uma nova constituição foi elaborada, garantindo assim a gratuidade do ensino primário e a manutenção na sequência dos estudos para quem comprovasse falta de recursos. Já a constituição de 1988, traz consigo destaque, visto que dizia que a educação é um direito para todos, e assim houve a erradicação do analfabetismo na época.
Sabendo que a educação é o principal pilar de desenvolvimento de um país, vale ressaltar que milhões de crianças ainda encontram-se fora da escola, a maioria concentrada no Norte e nordeste do país. Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o analfabetismo no Brasil em 2012 afetava uma faixa de 8,7% e segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) 18,3% destes analfabetos são funcionais.
O desafio para uma educação de qualidade apresenta aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. Sendo assim, medidas precisam ser tomadas para solucionar a problemática. O governo deve investir mais na educação, capacitando os profissionais do ensino e elevando seus salários, deve garantir escolas com infraestrutura decente, que juntamente com aulas diversificadas com seus alunos, os professores promovam maior interesse em permanência e aprendizado, diminuindo assim os elevados índices de repetência, o governo deve também aumentar o acesso ao ensino superior e oferecer um educação de qualidade aos brasileiros, pois a educação tem frutos doces, muda às pessoas e estas mudam o mundo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!