O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E A SUA REPRESENTAÇÃO EM QUESTÃO NO BRASIL

Em 1808, a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil com o conceito tradicional de instituição familiar, um molde seguido pelo modelo bíblico comum à época. Bem como, a representação era composta por um casal heterossexual e os filhos biológicos. Ademais, hoje existem outras manifestações familiares e ,em contrapartida, há também as inúmeras discriminações dos novos conceitos. Porém, não deve-se existir o desrespeito independente do que acredita-se ser o correto.
Casais homossexuais são os que mais sofrem, cerca de 49% da população brasileira é contra o casamento gay. Embora, boa parte dos brasileiros sejam contra a diversidade eles devem ser respeitados. Sobretudo, as crianças são como espelhos e refletem a imagem dos responsáveis, ou seja, as opiniões das pessoas que cuidam delas é considerado o certo, pois eles são o referencial. Além disso,como imagem dos pais que discriminam, os colegas de classe que possuem um modelo familiar diferente são discriminados e acabam isolados pelas crianças que não aceitam-os, isso quando não há violência. Então, é necessário que os adultos respeitem uns aos outros e passem isso para os pequenos.
Os mais conservadores acreditam que o antigo modelo, como o representado por D. João e seus parentes é o ideal e que se elas não forem contrárias aos outros estarão concordando com os novos. Porém, respeitar não quer dizer concordar. É direito do cidadão encontrar o modelo familiar que serve melhor para ele e dever da sociedade aceitar a sua escolha, embora, não concorde com ela. Sendo assim, o respeito é a chave para que haja a harmonia entre todos independente de representação familiar.
Em suma, deve-se intervir para que haja o respeito entre as diferentes maneiras de se constituir família. Segundo o educador Paulo Freire, " Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Em princípio, a Escola deve promover debates nas reuniões de pais e responsáveis para que sejam orientados a ensinar as crianças a respeitar às diversidades entre os colegas. O Judiciário deve estabelecer uma lei que criminalize o desrespeito ao próximo, tendo-se como pena o serviço comunitário e a indenização à vítima. Assim, o Brasil caminhará aos poucos para a erradicação do desrespeito.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!