O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Desde o iluminismo e, posteriormente, a revolução francesa, o caráter participativo acentuou-se expressivamente nas sociedades mundiais. No entanto, quando se observa a o consumo exagerado de álcool no Brasil em pleno século XXI, percebe-se que esse ideal iluminista é verificado na teoria e não desejavelmente na prática. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como conscientização dos riscos advindos com a alta ingestão etílica e a manutenção de leis e projetos, que visam assegurar o controle do consumo de tais bebidas.
Em primeira análise, cabe pontuar que a ingestão em alta escala de bebidas alcoólicas acarreta graves problemas à saúde, tanto no que se refere à aspectos psicológicos, quanto físico, a exemplo da cirrose, doença hepática, que em alguns casos pode levar a morte. Segundo o político e ativista social Nelson Mandela, a educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo. Dessa forma, percebe-se que um dos caminhos para diminuir o índice alarmante é ampliar a educação, de forma à conscientizar, resultando assim, em um alívio para sociedade.
Ademais, convém frisar que que leis, como a lei seca, e as que proíbem a entrada de bebidas em estádios, e locais públicos são de fundamental importância. Comprova-se isso por meio de um estudo realizado pelo ministério da saúde, que aponta que cerca de 21% dos acidentes de trânsito, estão ligados ao consumo de álcool. Diante disso, percebe-se que continuidade de tais medidas é indispensável.
Para James Baldwin, o confronto nem sempre traz uma solução para o problema, mas, enquanto não se enfrenta o problema não há solução. Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível que a mídia, juntamente com escolas e Ong´s , promovam campanhas publicitárias, com intuito de conscientizar e prevenir danos futuros a sociedade como um todo . Além disso, é essencial que o Estado, através do poder legislativo assegure a manutenção, e principalmente, a criação de projetos de leis que visem não só remediar, mas também punir, dentro dos limites legais, futuros infratores. Talvez dessa forma os perigos trazidos pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas se faça presente apenas em futuros livros de história e a sociedade brasileira possa transformar os ideais iluministas em prática, e não apenas teoria.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!