O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Crescimento sustentável: é possível?
Atualmente, com o decorrer de revoluções industriais e com a ascensão do capitalismo,o crescimento urbano e econômico vem causando graves impactos ambientais. Esses, que interferem na qualidade de vida populacional e, portanto, devem ser evitados. Uma alternativa para isto é o crescimento sustentável.
Tal forma de crescimento tem caráter benéfico ao meio ambiente. Pois conjuga tecnologia com recursos naturais renováveis para produzir, principalmente, energia limpa. Segundo o site do governo federal, 42% da matriz energética do país é renovável e isto contribuiu positivamente para a movimentação da economia. Pois, além de gerar empregos, o fato das fontes naturais serem renováveis e não demandarem custo de matéria-prima gera retorno financeiro e independência de combustíveis com alto valor de mercado, como o petróleo.
Porém, a sustentabilidade não se limita somente a produção de energia não poluente. Atividades como coleta seletiva, reciclagem, tratamento de esgoto e uso racional de água fazem parte do conceito de desenvolvimento sustentável. Além de contribuir para uma melhor qualidade de vida, as mesmas atitudes, reduziriam a quantidade de despesas individuais e coletivas. O controle de gastos é inerente à sustentabilidade, pois reutiliza recursos que seriam descartados.
Dados os fatos, fica notável que o crescimento sustentável não só é possível, como também é vantajoso.Para que ocorra, porém, é necessária a união entre sociedade civil, estado e empresário. Sendo o estado o principal responsável pela gestão do processo. Cabe ao mesmo conscientizar e informar a população por meio de palestras públicas e propagandas nos veículos de mídia. O estado também deve direcionar as empresas ao caminho da sustentabilidade, dando suporte por meio de subsídios fiscais e isenções tributárias.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!