O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No século XVIII, o economista Thomas Malthus deduziu em sua teoria que a população mundial sofreria de fome e miséria devido seu crescimento em progressão geométrica. No entanto, a produção de alimentos se expandiu de forma imaginável devido a Revolução Verde e a introdução de tecnologia no campo. Desta forma, a fome, um problema crônico no país, se tornou uma consequência do difícil acesso aos mantimentos e a má distribuição de renda dentro da sociedade.
Com o processo de colonização no Brasil, a coroa portuguesa enviou ao território capitães donatários que seriam responsáveis por pedaços de terras do tamanho de estados. Essas propriedades foram herdadas e se transformaram em enormes latifundiários, concentrando enormes áreas de produções agrícolas nas mãos de poucas pessoas. Sendo assim, os indivíduos pobres e sem colocação social ficaram sem acesso a produtividade autônoma de seus alimentos, levando ao um processo que se alastra por gerações.
Além do processo histórico de concentração de terras, os altos preços e a má distribuição de renda intensifica essa dificuldade. Apesar de o país ser altamente agrícola, uma parte dos cidadãos brasileiros ainda sofre com a desnutrição, esses casos acontecem, principalmente, devido ao difícil acesso a refeições decentes dessas pessoas, que buscam em produtos industrializados e poucos nutritivos para compor à base da alimentação dessas famílias sem aquisição social.
Fica evidente, portanto, que a fome no Brasil decorre da evolução de um distúrbio antigo dentro do corpo social. Assim, cabe ao Governo Federal de ampliar programas socioeconômicos como, por exemplo, o Bolsa Família. Além disso, a Câmara dos Deputados deve trabalhar para reformular a legislação para produção autônoma, desburocratizando e criando incentivos fiscais para esses produtores. E, as Prefeituras e os Estados devem garantir acesso à merenda escolar, pois para algumas crianças essa será sua única refeição. E por fim, a mídia deve cumprir seu papel social, abordando a temática em suas telenovelas e produções visuais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!