O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A medicina foi uma prática inicializada no Egito Antigo tendo suas origens baseadas a uma crença religiosa, que acreditava que o corpo por eles mumificado poderia voltar a vida. Todavia, a questão da saúde ampliou-se por todo o mundo apresentando diversas formas como por exemplo, a medicina informal existente no Brasil com as tribos índigenas que com suas práticas foram capazes de salvar vidas no período colonial.
Entretanto, apenas em 1988 com a Constituição Federal foi que o direito a saúde passou a ser garantido, sendo preservado por um sistema concomitantemente criado: o SUS. Tal sistema, apesar de falhas apresentar em seu trajeto foi responsável por garantir a muitos brasileiros algo que muitas vezes foi inalcansável: o atendimento médico e hospitalar.
Paralelamente em cenário mundial têm-se nos Estados Unidos o famoso "Obamacare", sancionado no governo de Barack Obama visando diminuir as barreiras dos planos privados com a prática de subsídios, seguros trabalhistas e valores acessíveis a população estaduniense. Esse sistema apesar de não gratuito mostrou-se eficaz no país porém vale ressaltar que os Estados Unidos faz parte dos países centrais enquanto o Brasil ainda mostra-se como emergente. Filas imensas para cirurgias e básico atendimentos médicos são uma triste realidade que acabam por assolar o Brasil, além da falta de profissionais da saúde em locais mais pobres do país.
Diante dos impasses supracitados, torna-se válido ressaltar a importância que os órgãos governamentais exercem em tal problemática. Como exemplo, pode-se citar o Ministério da Saúde e Educação que deve responsabilizar-se pela melhora do Sistema Único de Saúde, com investimentos em tecnologia médica e educação formando profissionais que trabalhem para o bem estar físico e mental, tendo em vista que uma saúde de qualidade é a chave da esperança de um viver melhor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!