O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

OS DESAFIOS PARA O ENVELHECIMENTO NO BRASIL
Envelhecer é um processo natural e inevitável, o qual implica um conjunto de mudanças fisiológicas, comportamentais e psicológicas. Nesse sentido, a população idosa necessita de políticas específicas capazes de atendê-la. Principalmente na contemporaneidade, cujas mudanças volatilizaram as relações interpessoais, tais políticas se tornaram imprescindíveis. Ademais, em um país como o Brasil, que está envelhecendo, com uma crescente expectativa de vida, os desafios para adequar a sociedade à pessoa idosa urgem serem tratados.
No que tange a atual conjuntura, é indubitável o fomento da impaciência, do individualismo e da busca pela independência, que afetam as relações com os idosos. O tempo nunca valeu tanto e cuidar dos outros sem nem um ganho palpável se tornou ilógico, sobretudo gastar tempo com mais velhos e suas necessidades especiais. Além disso, com famílias menores, casais optando por ter menos filhos, muitos terão de encarar a longevidade sozinhos. A principal ambição da modernidade é ser capaz de manter uma vida autônoma.
Sobre outra perspectiva, a realidade brasileira não colabora para a integração dos idosos, apesar da crescente demanda. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2005 e 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, no País, passou de 9,8% para 14,3% e tende a aumentar. Vista essa projeção, a sociedade deveria estar preparada para supri-los, o que não se verifica. Pouco se tem feito para garantir os direitos básicos e a dignidade do idoso, desde a infraestrutura das cidades à integração social desses.
Portanto, debater o envelhecimento é debater a respeito do futuro do país, sendo fundamentais medidas capazes de superar quaisquer entraves. Destarte, é necessário que as empresas promovam a inserção da terceira idade no mercado de trabalho, por meio da criação de sanções de incentivo a inclusão juntamente com cursos de capacitação, contando assim com profissionais ainda mais qualificados e realizados. Paralelamente, é dever do Estado garantir a acessibilidade e a urbanização adequada nas cidades, investindo na infraestrutura necessária para a autonomia e bem-estar dos idosos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!