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Tema ENEM 2017

No filme "Koe no Katachi" é retratado as dificuldades, bullying, agressões e abusos sofridos, em principal na escola, pela protagonista Nishimiya, por ela ser surda. Fora da ficção, isso é a realidade de muitos surdos no Brasil, que no âmbito educacional além de sofrerem discriminações por parte de outros estudantes, sofrem com a falta de infraestruturas necessárias para a sua formação.


Em primeiro lugar, é importante destacar que, embora o direito à educação inclusiva seja assegurado pela constituição brasileira, essa não é a realidade atual. A acessibilidade às escolas inclusivas é para uma pequena minoria, uma vez que, essas não são uma realidade de todas as cidades brasileiras. Ademias, os centros educacionais públicos do Brasil, em sua maioria, não apresentam intérpretes e nem aulas de Libras, bem como, não possuem infraestrutura necessária para a formação de um surdo. Logo, esses ficam restritos ao acesso à educação e marginalizados na sociedade.


Outrossim, é válido ressaltar que, a falta de conscientização da população sobre o assunto, pode gerar, até mesmo de forma involuntária, uma exclusão dos surdos na sociedade ou como no caso do filme supracitado, uma série de problemas psicológicos para as pessoas com deficiência. Por esse viés, a família se vê obrigada a tirá-los da escola, a fim de tentar protegê-los, gerando um atraso na sua formação educacional, tanto básica, quanto superior. Soma-se a esse fato que, muitas das vezes esses acabam abandonando o ambiente escolar e aqueles que conseguem se formar, sofrem outra vez com o processo de exclusão, sendo agora no mercado de trabalho.


É imprescindível, portanto, que medidas para resolver o impasse sejam tomadas. Cabe ao Estado, tornar acessível a escola para os surdos, por meio de um aumento na infraestrutura, onde apresente intérpretes para todos os alunos que necessitam, por meio das verbas arrecadas de impostos. Tal órgão, juntamente com o Ministério da Educação, deve implementar a Libras como matéria obrigatória no componente curricular das escolas brasileiras, a fim de promover uma interação entre a comunidade para com os surdos, no intuito de que esses se sintam inseridos e tenham participação maior na sociedade, bem como conscientizar a população da importância da inclusão social.

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