O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2017

Durante o Segundo Reinado, foi criada a primeira escola para surdos. Mesmo com esse fato, se analisarmos nosso processo histórico em relação à inclusão dos surdos no sistema educacional, veremos que pouca coisa foi conquistada para tal sujeitos. Diante disso, atualmente, o preconceito e o descaso com os surdos no Brasil são dois fatores que resultam da negligência do Estado em promover políticas que incluam essa classe na sociedade de forma em que não sejam tratadas com discriminação.


Um exemplo desse preconceito como a sociedade brasileira trata os surdos, é quando, ainda na infância e nas séries iniciais, as crianças não sejam ensinadas a conviver com a diferença das outras. Mesmo que a Libras tenha sido reconhecida como meio legal de comunicação, em poucas escolas isso é colocado em prática, pois os professores não são instruídos e preparados para determinada função, devido a falta de investimentos e acesso a cursos que preparem eles pra isso.


Segundo o INEP, as matrículas de surdos na educação básica tiveram uma queda expressiva. É evidente que esses dados mostram que se os pais ou responsáveis deixaram de matricular seus filhos na escola, é por conta da insatisfação com o modelo exclusivo que temos, com direitos que embora conquistados, o Estado não os assegura.


Diante do exposto, cabe ao Legislativo, em conjunto com o Executivo, criar leis que contribuam para o avanço da formação educacional dos surdos. Ademais, urge ao Ministério da Educação investir na especialização de educadores, por meio de verbas governamentais que serão usadas para cursos de Libras aos então mencionados. Assim, com investimentos e com profissionais preparados para tratar do problema, teremos um país mais inclusivo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!