ENTRAR NA PLATAFORMA
Tema ENEM 2017
A Constituição Federal de 1988 prevê o acesso à educação como direito social de todos os cidadãos brasileiros. No entanto, a crescente evasão escolar de deficientes auditivos na Educação Básica revela que, na prática, esse direito não é assegurado a essa parcela da população. Assim, faz-se necessário identificar os obstáculos que impedem a formação de surdos e traçar possíveis caminhos para superar esses desafios.
Primeiramente, a discriminação contra indivíduos com alguma deficiência - denominada capacitismo - é uma prática reiterada na realidade social brasileira que deve ser combatida. O preconceito enfrentado pelos surdos nas mais diversas esferas, especialmente no ambiente escolar, é um fator determinante para o afastamento desse grupo social das salas de aula. Nesse sentido, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, em sua obra ?A Inclusão do Outro?, defende a manifestação da responsabilidade solidária pelo exercício da alteridade e do respeito às diferenças para resguardar a igualdade de direitos entre todos os seres humanos.
Ademais, observa-se que as instituições de ensino carecem de infraestrutura adequada aos deficientes auditivos, como intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante as aulas. Conforme o educador Paulo Freire, ?se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda?. Outrossim, urgem medidas que atentem à insuficiência estrutural educacional brasileira a fim de integrar os surdos nos ambientes de ensino e dissipar a mentalidade capacitista que impera na sociedade.
Portanto, é imprescindível a ação governamental para garantir o direito constitucional de acesso à educação dos cidadãos não-ouvintes. O governo, em parceria com o Ministério da Educação, deve viabilizar cursos de Libras para capacitar professores. Dessa forma, as instituições de ensino poderão dispor de turmas para surdos. Além disso, cursos gratuitos de Libras devem ser oferecidos pelo governo para o público em geral, pois a disseminação dessa linguagem promoverá uma aproximação da comunidade surda e a mitigação do preconceito social sofrido por esse grupo. Assim, a educação será, de fato, inclusiva no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado